domingo, 31 de maio de 2009

The Beatles




A Hard Day's Night (Os Reis do Ié Ié Ié)


Julho de 1964, de Richard Lester, com Wilfred Brambell. Comédia musical que mostra dois dias na vida dos Beatles. Indicado ao Oscar de melhor roteiro original (Alun Owen) e melhor música instrumental (George Martin). Relançado em 82 com un novo prólogo - e a inclusão da música "I'll Cry Instead" - e recentemente em versão pra CD-ROM interativo. P&B, 85 min.




Direção: Richard Lester
Esse filme foi o primeiro filme dos Beatles, com um orçamento razoável, e em preto e branco, lançado pela United Artist. Aqui no Brasil, foi lançado como Os Reis Do Iê-Iê-Iê. Conta a história de como era a Beatlemania na época. Foi nesse filme que George Harrison conheceu a sua primeira futura esposa Pattie Boyd. Esse filme foi gravado na Inglaterra.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

Help ( Socorro )

Help!(Cores, United Artists)
Ano: 1965
Direção: Richard Lester
Este segundo filme dos Beatles já é a cores, lançado novamente pela United Artists. Aqui no Brasil, ficou conhecido como Socorro! A história é que Ringo ganha um anel de uma fã, e sem querer, acaba se envolvendo com uma seita que quer matar quem estiver usando esse anel. Os Beatles são perseguidos por todo o filme e é uma comédia, porem, um pouquinho mais sério. Esse filme foi gravado na Inglaterra e também na Austria, porquê os Beatles queriam esquiar(cenas que apareceram no filme).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Magical Mystery TourMagical Mystery Tour

Dezembro de 1967. Filme improvisado para televisão, com cada beatles dirigindo um trecho, com músicas do disco homônimo. QUando de seu lançamento favia a exigência de que houvesse TV em cores nos países a ser exibido. Com isso o Brasil ficou de fora, até 93, quando a MTV passou o filme, embora ele já estivesse disponível no país em vídeo da Sony. 60 min. (mais detalhes no menu "Magical Mystery Tour")

Direção: The Beatles
Este foi o primeiro filme dos Beatles(uma idéia de Paul) a ser escrito e dirigido por eles mesmos, lançado pela Apple Films. Esse filme teve distribuição somente para a TV na época, sendo depois, lançado em vídeo. O filme não tem uma história especifica, ou seja, um filme sem pé, nem cabeça. Esse filme contem cenas hilárias, como a de John, desfarçado de garçon, servindo uma quantidade enorme de macarrão para a tia de Ringo no filme, vivida por Jessie Robins. No original, essa cena foi um sonho de John, que ele contou para os outros Beatles e eles gravaram a cena. Tem também a cena dos Beatles vendo um show de strip-tease. Tem outras cenas de destaque, como a de Paul vivendo o Sargento McCartney, a deles subindo uma escada enorme cantando Your Mother Should Know, de Paul sozinho cantando The Fool On The Hill e muitas outras. Esse filme foi um fracasso e muito esculhambado pelos criticos. Na Inglaterra, foi lançado 2 compactos duplos com um libreto com a história e músicas do filme. E nos EUA como lp. Foi com esse filme(lançado logo após a morte de Brian Epstein) que muitos viram que os Beatles não eram tão infaliveis. Esse filme foi gravado na Inglaterra.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Yellow Submarine (Submarino Amarelo)



Julho de 1968, de George Dunning. Aventura animada surrealista passada em Pepperland, com música dos Beatles. Clássico da animação psicodélica e marco para a simbologia do movimento hippie. Disponível em vídeo Warner. 85 min.




Direção: George Dunning
Desenhos: Heinz Edelmann
Esse filme teve a idéia original de Brian Epstein, de ver os Beatles em desenho. Os Beatles sempre detestaram a idéia desse filme e acharam esse filme imbecil. Fizeram a cançao titulo do filme(que apareceu no lp Revolver, sendo depois, reelançada no lp com a trilha desse filme) com desprezo para Ringo cantar. Foram obrigados a fazer a trilha. Pescaram suas piores músicas e mandaram a ver(comentário recente de George Martin).
As vozes dos Beatles foram feitas por outras pessoas, e não pelos próprios. O filme conta a história de um lugar chamado Pepperland, um lugar onde tudo se respira música. Mas os vilões Blue Mennies querem acabar com a alegria de Pepperland e os Beatles são chamados para salvar Pepperland. No filme, tocam-se músicas anteriores e recentes dos Beatles. Eles só aparecem no final para cantar novamente All Together Now. Esse filme vai ser reelançado em DVD e VHS, remasterizado. A principio, um cd duplo chamado The Yellow Submarine Songbook, com as músicas antigas e recentes num cd e no outro, temas orquestrados de George Martin, tudo remasterizado, a serem lançado em setembro.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------



Let It BeLet It Be

Abril de 1970, de Michael Lindsay-Hogg. Documentário sobre a gravação do disco homônimo. Vencedor do Oscar de melhor trilhagem original. 80 min.







Let It Be(Cores, Apple Films/United Artists)
Ano: 1969(lançado em 1970)
Direção: Michael Lindsay-Hogg
Esse filme, em cores, foi gravado no Twichehan Studios e no Apple Studios. Esse filme mostra como eles estavam quase ruindo. Paul cada vez mais chato e mandão, George e Ringo na deles e John toda hora à tiracolo com sua Yoko. Para todos, tanto o filme quanto os ensaios foram infelizes. Um comentário de John, que ele teve razão ao comentar sobre este filme foi ''Esse filme só mostra o Paul, feito para ele, com ele, toda hora bonitinho em frente das câmeras''. Esse filme tem eles ensaiando músicas que entrariam em Abbey Road, músicas do disco em versões diferentes, jams, covers inéditas e versões alternativas que não entraram no disco. No final, há uma parte em vídeo do último show deles no teto da Apple(as versões repetidas das músicas foram cortadas). Foi um filme interessante apesar de tudo, pois mostrava como os Beatles trabalhavam no estúdio.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Febre de Juventude - I Wanna Hold Your Hand - 1978


Ano: 1978
Formato: rmvb
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 1:38
Tamanho: 396 MB
Na década de 60 uma histeria juvenil que vinha de um grupo musical de quatro rapazes ingleses tomava conta do mundo: era a Beatlemania. Convidados para participar do programa “Ed Sullivan Show”, Assim, quatro meninas e dois rapazes farão de tudo para tentar encontrar os ídolos de suas vidas. Tudo começa quando eles resolvem atacar onde os FabFour estão hospedados. Entre encontros e desencontros, em nenhum momento aparece o rosto de nenhum dos Beatles.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário